domingo, 9 de janeiro de 2011

Vikings e Armas Mitologicas

Vasculhando meus arquivos, vou compartilhar hoje um pouco de Medieval para vcs!
Durante essa cadeira, tive como professor Johnni langer, um dos maiores especialistas Vikings.
Mas quem eram os Vikings?

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.
Conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo.

É sim, famosos por embarcações grandes e com dragões.E por falar em dragões eles não existiram...:(, ahh ja sabiam?


E também por elmos com chifres, GENTEEE ISSO FOI UMA INVENÇÃO DO ROMANTISMO, eles NÃO usavam elmos com chifres!



Mas partindo para o meu assunto aqui, a Mitologia, vemos que assim como os gregos eles tinham um mito de criação.Eu não vou descreve-lo aqui pq é muito complexo, porém, interessante
Tem uma vaca que lambe o gelo salgado e PUFF surgem dois Deuses... e bla bla bla!
Mas as armas que descreverei aqui são de conhecidos representantes Celtas e Germânicos!



Essa é uma réplica da lança de Lugh:

         Lugh é um Deus Celta, representado em muitas Lendas Irlandesas como sendo o triunfo da Luz sobre a Escuridão. Ele é o Guardião legítimo da Lança Mágica de Glorias e era particularmente associado ao uso da funda (arma feita de pele de animal com a qual se lançam pedras ), com a qual matou o seu terrível adversário, Balor.

E essa sou eu!-------------------------------->
            



                  Na mitologia nórdica o Deus supremo de Asgard, Odin, presenteia seu filho Thor com o martelo sagrado Mjollnir, forjado pelos anões Brokk e Eitri a partir de um mineral com aspecto rochoso e comportamento metálico chamado Uru. O poderoso artefato é capaz de criar tempestades, furacões e raios, abrir portais dimensionais, fazer Thor voar e desferir golpes poderosos.




Excalibur é a mais famosa espada de todos os tempos. Ela foi criada nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia, pela feiticeira conhecida na Terra como Viviane, ou a Dama do Lago. O nome verdadeiro da espada Excalibur era Kaledfwich.
Excalibur pertencia a Uther Pendragon, rei dos Bretões. Uther foi emboscado e mortalmente ferido em combate. Antes de morrer, Uther cravou a espada em uma pedra para evitar que seus inimigos a tomassem (algumas fontes dizem que Uther cravou a espada em uma bigorna).
Merlin fez um feitiço sobre a espada que impedia que ela fosse retirada por qualquer um que não fosse Arthur Pendragon, filho de Uther. Mais uma vez, algumas versões da lenda contradizem a questão de quem poderia retirar a espada da pedra. Uma destas versões dizem que a espada foi colocada lá e apenas aquele que fosse valoroso o suficiente para merecê-la poderia retirá-la da pedra.
Todos os guerreiros de Bretanha tentaram o feito, mas apenas um rapaz ainda muito jovem foi capaz de retira-la da pedra. Era Arthur, ainda adolescente; sendo assim reconhecido por Merlin como futuro monarca.
Arthur governou seu povo com sabedoria, e não com a espada. Formou um círculo com os mais valorosos cavaleiros do reino, batizando o grupo de Távola Redonda (em referência ao local onde se realizaram as reuniões do grupo).
Algumas das versões desta lenda contam que, antes de criar a Távola Redonda, Rei Arthur enfrentou um poderoso guerreiro, inferior em nobreza e superior em técnica. Prestes a ser derrotado, Arthur fez uso dos grandes poderes de Excalibur de modo a reverter a situação do combate. A espada se quebrou com o golpe. Amargurado por ter usado o poder Excalibur para derrotar um oponente mais forte, Arthur jogou as duas partes da espada em um lago.
Este lago possuía uma ligação com Arcádia e a própria Dama do Lago sentiu a presença de Excalibur. Ela consertou a arma e um dia, quando Arthur estava nas proximidades dele, ela apareceu e devolveu Excalibur a Arthur.
O destino final de Excalibur também é incerto. Dizem alguns que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu Excalibur à Dama do Lago. Outras versões se omitem nesse ponto.
Poderes de Excalibur
Os poderes de Excalibur são, sem sombra de dúvida, impressionantes. Quase tão poderosa quanto Excalibur é sua bainha. Enquanto Excalibur estiver embainhada, seu dono não sofrerá nenhum tipo de dano por arma, seja mágica ou não. Apenas fogo, frio, ácidos e magias podem afetar o personagem. O conjunto também confere uma aura mística de confiança a todos que estiverem lutando ao seu lado, permitindo que lutem com eficiência mesmo quando grandemente inferiorizado em número.
 
P.S. As três ultimas imagens são réplicas de como supostamente seriam as armas.
Foi um mini-curso As Armas Mitológicas no Universo das Literaturas Céltica e Germânica – Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ) e prof. Mariano Lisboa.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, realmente interesssante e convidativo! Como todo bom músico: Bravo!

    Parabens mesmo pelo post, muito bem elaborado e embasado! #culturatotal

    Um abraço! =D

    ResponderExcluir